Add the #DF24 Developer Keynote to your agenda. Join us in-person on 9/19 at 2:30 p.m. PT or on Salesforce+ at 5 p.m. PT for the must-see session built just for developers.

Acessar recursos protegidos com variáveis de ambiente

include{src="../../shared/env-var-desc.md"}

Para obter mais detalhes, consulte Variáveis de ambiente.

Vamos usar uma variável de ambiente para armazenar uma chave de API usada para acessar um recurso externo seguro. Neste tutorial, o recurso é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) imaginário de terceiros. Adicionaremos um manipulador ao servidor Express.js em ssr.js que faz solicitações ao CMS e responde com os dados protegidos. Em seguida, acessamos os dados chamando o manipulador.

Por motivos de segurança, a chave API chama o CMS do código no lado do servidor, não do código no lado do cliente.

include{src="../../shared/env-var-prereqs.md"}

Antes de executar os comandos neste tutorial, substitua os espaços reservados por valores reais. Os espaços reservados são formatados da seguinte maneira: $PLACEHOLDER.

  1. Para definir a variável de ambiente na sessão atual, abra um terminal e execute este comando:

    • Windows: set CMS_API_KEY='my-cms-api-key'
    • Maioria dos sistemas operacionais do tipo Unix, incluindo o macOS: export CMS_API_KEY='my-cms-api-key'
  2. Verifique se a variável de ambiente está definida corretamente executando:

    • Windows: echo %CMS_API_KEY%
    • Maioria dos sistemas operacionais do tipo Unix, incluindo o macOS: echo $CMS_API_KEY

    O comando retorna esta saída: my-cms-api-key

  3. Adicione este código JavaScript para chamar o CMS em ssr.js:

  1. Vincule o manipulador a uma rota no servidor Express.js. Em seguida, inicie o servidor de desenvolvimento usando npm starto . Finalmente, navegue até o manipulador localmente para verificar se os dados CMS são retornados.

Recomendamos testar essas etapas em um ambiente que não seja de produção antes de implantar suas alterações na produção.

Antes de executar os comandos neste tutorial, substitua os espaços reservados por valores reais. Os espaços reservados são formatados da seguinte maneira: $PLACEHOLDER.

  1. Chame o endpoint projects_target_env_var_partial_update para definir a variável de ambiente. Isso implanta seu pacote. Aguarde a reimplantação do ambiente antes de usar a chave de API em seu código. Você também pode usar o Runtime Admin para gerenciar variáveis de ambiente. Consulte Variáveis de ambiente.
  1. Implante o pacote da máquina local no ambiente escolhido.